Roteiro Turístico Salto do Rio Bonito (Rota do Lambari)

 
Esse roteiro vai ensinar você a chegar ao Salto do Rio Bonito, passando por diversas outras atrações turísticas que o interior do município de Porto União pode proporcionar. 

Esse não é o caminho mais curto, se você quiser ir diretamente até o Salto do Rio Bonito pelo caminho mais curto então clique aqui.

Agora se você quiser ter a opção de visitar diversas pousadas, pesqueiros, grutas e cachoeiras, continue lendo esse roteiro.            

O ponto de partida para as quilometragens é a Prefeitura de Porto União, o ideal seria zerar o hodômetro em frente ao prédio para acompanhar a quilometragem, pois vou colocar de forma crescente.

Antes de qualquer outra coisa: estão levando sacos de lixo para não deixarem nada de lixo jogado no entorno da cachoeira? Atenção pessoal visitar é legal, poluir não!!!

PARA OS QUE QUEREM VISITAR 
MESMO SEM CONHECER NADA DO INTERIOR

Km 0, saindo da frente da Prefeitura de Porto União sentido Bairro Santa Rosa, via Avenida Santa Rosa serão 5,6 km até o Portal de Porto União. 

Por volta dos Km 6,5 você irá chegar no Trevo para Caçador, siga em frente em direção à Canoinhas. 

No Km 18,9 você irá chegar no Trevo da Lança, vire à direita em direção à Santa Cruz do Timbó:

Por volta do Km 23,7 você chegará na entrada para a Pousada Recanto Bela Vista, clique aqui e acesse o site da pousada. Se for visitar dobre à esquerda, a entrada é meio escondida, mas tem uma placa grande com uma seta vermelha indicando o local da entrada. Se não for visitar a pousada, siga em frente pela via principal.

Pousada Recanto Bela Vista:


 

Seguindo em frente, no Km 29,7 no pé de uma subida você vai chegar na Pousada Morro Alto que tem lugar para refeição, pernoite e lazer e um belo pesqueiro. Clique aqui para acessar o site da pousada. Do lado direito do asfalto fica o prédio principal da Pousada, onde inclusive são feitas as refeições, e do lado esquerdo, beirando o Rio Timbó fica o pesqueiro e toda a área de lazer. 

Pousada Morro Alto



Seguindo em frente, ao chegar no Perímetro Urbano de Santa Cruz do Timbó Km 31,1 em frente ao Posto de Combustível você tem a opção de conhecer a Pousada Dona Maria que também tem um pesqueiro no Rio Timbó, clique aqui para ver o contato da pousada. Já almocei lá e nesse dia tinha lambari frito que estava uma delícia. Aqui também a pousada fica do lado direito do asfalto e o pesqueiro fica do lado esquerdo costeando o Rio Timbó.

Pousada Dona Maria



Há opção de visitar a "Vila" que é como o pessoal de lá chama a sede do Distrito de Santa Cruz do Timbó, há vários lugares para fotografias como a Praça Martin Eisemberg, as Igrejas, a Balsa no Rio Timbó que faz a travessia para o município de Irineópolis e aproveite o comércio local!

Seguindo a Rua por onde você passou em frente à Pousada Dona Maria, o asfalto vai acabar logo no final da subida. Daqui para frente é só estrada de chão, então vá devagar e aproveite a paisagem.

Logo no começo você vai se deparar com uma bifurcação, Km 32,0, se você dobrar à direita há a opção de visitar a propriedade do Sr. Jurasek. Aqui você pode comprar vinhos, sucos naturais, doces e geléias. 



Voltando à via principal você vai seguir seguir em frente e no Km 36,9 vai passar em frente ao Clube 25 de Julho e logo a frente haverá uma bifurcação, pegue o caminho da esquerda e passe sobre a ponte de madeira sobre o Rio dos Pardos.


No Km 40,3 você já vai ter avistado no morro a Igreja da comunidade de São Pedro do Timbó, e vai se deparar com essa bifurcação:

Pode não parecer mas atrás dessas árvores aí na bifurcação fica a Pousada São Pedro do Timbó, que tem uma ótima estrutura para recepcionar a todos, com áreas de lazer, pesqueiro, piscina coberta e um ótimo serviço de refeições, já comi aqui e a comida estava ótima. Para acessar o site da pousada clique aqui.


 Pousada São Pedro




Se você seguir a estrada em frente à Pousada São Pedro do Timbó você vai subir, subir, depois quando começar a descer você vai ter a oportunidade de ver a foz do Rio Bonito. Em outras palavras esse lugar marca o local onde o Rio Bonito deságua no Rio Timbó, esse lugar fica a cerca de 1,2 Km da Pousada.

A 1,75 Km da Pousada, você vai se deparar com a ponte sobre o Rio Bonito:

Atravessando a ponte, você vai ter 3 opções de caminhos a seguir:

Logo do lado dessa casa de madeira aí de cima, tem uma entrada à direta: esse é o acesso à Cachoeira Barrado Rio Bonito:


Para visitar a cachoeira, o acesso é livre durante a semana e nos finais de semana é cobrado R$2,00 por pessoa para visitação, já que fica dentro do terreno da Usina.
Entrando por ali você vai seguir um pouco em frente e deixar o carro próximo da Usina, daí vai seguir a pé, vai ter que passar por cima da pinguela e daí é só seguir o carreiro até a cachoeira.

 
Cachoeira Barra do Rio Bonito

Voltando agora para a estrada onde você tinha as 3 opções de caminho, você vai pegar o caminho da esquerda para conhecer a cachoeira do Rio Alonso. 
Caso resolvam ir lá é bom que saibam que a trilha que se faz a pé para chegar até a cachoeira, cerca de 750 metros, apesar de não ter grandes subidas ou descidas, é bem fechada, com pedras bem lisas e relativamente difícil.


Siga em frente, cerca de 800 metros, até chegar a essa bifurcação onde no caminho da esquerda há a ponte de madeira sobre o Rio Alonso, siga pelo caminho da DIREITA:

Logo você vai avistar a propriedade do Sr. Laurentino Reisdoerfer. Converse com ele ou com alguém da sua família caso ele não esteja em casa e PEÇA AUTORIZAÇÃO PARA VISITAR A CACHOEIRA! 

Eles vão te orientar e provavelmente acompanhar a ida até a cachoeira, dependendo do estado da trilha, quando fui a primeira vez não havia trilha e o Sr. Laurentino foi com uma foice nas mães e fez um carreiro até a Cachoeira.

Depois de visitar a cochoeira você vai voltar à bifurcação onde você entrou na propriedade do Sr. Laurentino há a opção de voltar à Pousada São Pedro do Timbó ou pegar o caminho da esquerda (direita se você estiver voltando da propriedade) e passar sobre a ponte do Rio Alonso e visitar logo a frente, o Pesqueiro do Jardel que fica a cerca de 800 metros dessa bifurcação.

Agora que você já conheceu tudo isso, volte à Pousada São Pedro do Timbó, bem pertinho da pousada há a opção de conhecer as Grutas de São Pedro do Timbó. Eu não tenho fotos do acesso às grutas mas fica a cerca de 300 metros da pousada é só perguntar na pousada ou para os moradores locais.

Grutas de São Pedro do Timbó




Seguindo caminho, agora a última parada é o Salto do Rio Bonito, siga em frente passe pelo Cemitério de São Pedro do Timbó, logo a frente você vai se deparar com a ponte sobre o Rio Bonito no Km 42,3:

Logo depois de passar a ponte, Km 42,4, há uma bifurcação, pegue o caminho da direita e comece a subir:

Siga em frente sempre pela via principal e no Km 47,7, você vai se deparar com uma nova bifurcação, que não tenho a fotografia. Aqui você pega a direita e já vai se deparar com a propriedade da Sr. Márcia, que tem o camping do Rio Bonito.

Você chegou à localidade de Salto  do Rio Bonito, divirtam-se há camping, mirante, campo de futebol, igreja, pedreira e também o Salto do Rio Bonito:

2 comentários:

Anônimo disse...

PARABENS PELO BLOG SENSSACIONAL !!! EM BREVE ESTAREI VISTANDO AS CACHOEIRAS GRANDE ABRAÇO !dj fabio att

Unknown disse...

Parabens, muito detalhado os caminhos....foi facil chegar a todos. Os locais são maravilhosos. Valeu o passeio!
abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...