terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Que estrada é essa?


Perguntei no título da postagem “Que estrada é essa”, porque realmente parece uma estrada, porém essa imagem é de uma rua de um dos maiores bairros da cidade.
Sim, sim, é uma rua do perímetro urbano de Porto União, não é do interior não!
Quando me deparei com essa fotografia a primeira vez, fiquei analisando as poucas pistas que ela nos fornece para tentar identificar o local. Os postes, no meu caso, fizeram eu reduzir a pouquíssimos lugares de onde poderia ser esse lugar. Depois comparando a curva, a declividade e o morro ao fundo ficou fácil de saber onde era.

Dica 1: Os postes do lado direito não existem mais, mas servem para ajudar a identificar o que tem próximo a eles.

Dica 2: Os postes do lado direito têm luminária dos dois lados e mostram que existe algo atrás daquele matagal todo.

Que local é esse?

Que Rua é essa?

Se você sabe, ou acha que sabe, deixe seu comentário não precisa se cadastrar para participar!  
Clique na imagem para ampliar


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Uma imagem histórica


Essa fotografia panorâmica foi registrada há pouco tempo atrás, há três meses para ser mais exato, mas já se tornou uma imagem histórica.
Quando fiquei sabendo que um dos prédios que aparecem nessa imagem ia ser demolido, me apressei em ir fotografá-lo.
É uma pena cada vez que um prédio antigo é demolido em nossa cidade, mas como alguns costumam dizer aqui nos comentários do blog: “infelizmente é o preço do progresso”.

Qual é o prédio que está sendo demolido?

Quais são as duas ruas que aparecem na imagem?

Aproveitando todo o panorama da fotografia, quais outros prédios aparecem na imagem?

Se você sabe, ou acha que sabe, deixe seu comentário não precisa se cadastrar para participar!  
Clique na imagem para ampliar

domingo, 22 de janeiro de 2012

Quais telhados são esses?


Como anteriormente havia mencionado, e isso já tem algum tempo, vou continuar abordando lugares que conhecemos bem, focalizando apenas em um ponto específico desses lugares para dificultar um pouco a sua identificação.
Esse tipo de postagem teve início com a fotografia da calçada, lembram?
Sobre essa imagem não há muito a dizer, apenas que é muito fácil saber de onde é.

De que prédio é esse telhado do lado direito?

De que prédio é esse telhado do lado esquerdo?

Se você sabe, ou acha que sabe, deixe seu comentário não precisa se cadastrar para participar!  
Clique na imagem para ampliar

sábado, 21 de janeiro de 2012

Uma das maiores pontes do interior


O interior do município possui diversas pontes, pois nossa região é abençoada com muitas nascentes que se transformam em diversos rios e córregos.
Essa ponte é diferente das que normalmente vemos no interior, normalmente vemos pontes pequenas e, em sua grande maioria, com menos de 10 metros de comprimento.
Uma característica marcante do rio que passa sob essa ponte é de ser muito raso e com o fundo absolutamente pedregoso em sua maior parte, aparente.

Onde fica essa ponte?

Qual o nome do rio que passa sob a ponte?

Se você sabe, ou acha que sabe, deixe seu comentário não precisa se cadastrar para participar!  

Clique na imagem para ampliar

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O ano que jamais esqueceremos


Havia conversado desde o início do blog, logo quando estava fazendo as primeiras postagens, isso em setembro de do ano passado, que não colocaria fotos no blog sobre esse acontecimento. Acredito que muitas pessoas tenham lembranças ruins dessa época, eu mesmo tinha apenas 5 anos e tenho algumas imagens gravadas na memória e que são muito tristes.

Contudo é algo do qual não podemos dissociar de nossas cidades, resolvi postar essa fotografia que se mostrou bem interessante. Pode ser difícil de acreditar, mas ao que parece estão lavando o carro nesse lugar...

Esse lugar já esteve no blog anteriormente, quase que exatamente desse mesmo ângulo, será que alguém lembra?

Em que ano foi registrada essa fotografia?

Que evento marcante aconteceu nesse ano?

Que rua é essa?

Se você sabe, ou acha que sabe, deixe seu comentário não precisa se cadastrar para participar!  
Clique na imagem para ampliar

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Aonde leva essa escada?


Antes de perguntar onde vai dar essa escada, acho que a principal pergunta seria, onde fica essa escada!
Embora eu acredite que muitas pessoas já passaram por esse lugar e conheçam não só onde ela fica, mas também onde ela vai dar.
Aos que olharem para essa imagem e não reconhecerem o lugar, não precisa dizer que eu estou apelando e trazendo coisas de lugares onde raramente são visitados. Esse lugar é muito visitado todos os dias!

Onde fica essa escada?

Aonde leva essa escada?

Se você sabe, ou acha que sabe, deixe seu comentário não precisa se cadastrar para participar!  
Clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Onde aconteceu esse desfile?


Essa é uma daquelas fotografias pelas quais eu nutro um sentimento especial.
Ela retrata Porto União de uma maneira como muitos de nós mais jovens (no meu caso que estou na casa dos 30 anos), mal podemos acreditar.
A imagem retrata um desfile com todo mundo de roupa social; poderiam imaginar isso hoje em dia? E não só as pessoas que estão desfilando, a maior parte dos presentes ao desfile estão trajados de forma social também. Há diversos detalhes interessantes nessa fotografia: o design dos automóveis estacionados; as luminárias com o topo em forma de globo; os prédios com a estrutura bem diferente da qual conhecemos agora...

Que local é esse?

Que prédio é esse que aparece no centro da fotografia?

Se você sabe, ou acha que sabe, deixe seu comentário não precisa se cadastrar para participar!  
Clique na imagem para ampliar

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Uma casa bem peculiar!


Recentemente em uma das expedições por Porto União, me surpreendi com uma casa que vi, e principalmente com as coisas que as pessoas fazem em nome de sua paixão.
Esse desafio, é um daqueles extremamente difíceis, dada a localização da casa. Eu, que posso dizer que conheço relativamente bem a cidade, e embora não seja nascido aqui, já moro em Porto União da Vitória há mais de 20 anos e essa foi a primeira vez que passei por essa rua. A imagem por si só já fornece algumas pistas, há uma placa de “Rua Sem Saída” e há também no poste com um nome parcial da rua. 


Dica: 
Aos que tentarem procurar no mapa: oficialmente em todos os mapas que vi essa rua mostra saída para ambos os lados só que na prática não tem! Para chegar até essa rua você vai seguir uma rua perpendicular à essa em questão e a primeira coisa que vai ver chegando a essa rua é essa casa!

De que times são esses escudos pintados na casa?

Que bairro é esse?

Que rua é essa?

Se você sabe, ou acha que sabe, deixe seu comentário não precisa se cadastrar para participar!  
Clique na imagem para ampliar

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Você conhece o nome dele! Mas sabe dizer qual é?


Bom, depois de 15 dias de descanso, acho que já está na hora de começarmos a brincadeira para valer em 2012. Farei diferente esse ano, ao invés de 2 postagens por dia de segunda à sexta, farei em 2012, 1 postagem por dia, todos os dias da semana sempre às 19h00.

Para a primeira postagem feita oficialmente em 2012, resolvi fazer algo diferente. Ao invés de postar uma fotografia de nossa cidade, vou postar a foto de alguém cujo nome todos conhecemos, mas sua fisionomia poucos conhecem. Pensei em deixar um breve histórico da vida desse homem aqui mas seria difícil falar dele sem deixar muito dada a resposta, sendo assim vou postar mais tarde nos comentários o histórico dele.

Quem é esse homem?

A que foi dado o nome dele em nossa cidade?

Se você sabe, ou acha que sabe, deixe seu comentário não precisa se cadastrar para participar!  


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Pequenos detalhes


Lembram do asfalto feito à régua? Pois bem, dá só uma olhada em como ficou o asfalto feito à mão. Aqui nessa imagem vemos uma retroescavadeira removendo a pavimentação asfáltica que já se encontrava em estado lastimável para ser aplicada uma nova camada. Há alguns detalhes bem interessantes nessa fotografia que não passam despercebido também, como por exemplo o semáforo com as luzes na horizontal, um padrão bem diferente do que vemos hoje. E quem não reparou na bicicleta encostada ali no prédio? E bem pertinho da bicicleta existe uma espécie de trave em miniatura.

Que rua é essa?

Que modelo de bicicleta é aquele?

Para que servia aquilo próximo à bicicleta?

Você sabe se a placa do 5º BECmb ainda está no mesmo poste?

Se você sabe, ou acha que sabe, deixe seu comentário não precisa se cadastrar para participar!  
Clique na imagem para ampliar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...