terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Não parece, mas é uma praça!

 Pelos relatos que já tinha ouvido e pelo pouco que pude ler a respeito esse local já foi muito parecido com isso antes de ser praça.
Outro dia, enquanto lia um documento de 1981, que era a Justificativa de um Projeto de Lei para que uma das ruas de Porto União fosse denominada como Alberto Alfredo Matzembacher, li o seguinte:

Em 05 de outubro de 1931, foi inaugurado o Monumento a João Pessoa, às margens do rio Iguaçu. Tendo o Sr. Alfredo Matzembacher, ajudado na ereção daquele monumento. Em 1932 fez parte da comissão para angariar fundos a fim de contribuirmos para o pagamento da dívida externa do país. Como souberam que o dinheiro estava sendo desviado, tendo a Comissão resolvido construir uma Praça em frente à Estação da Rede Ferroviária Federal.”

A princípio esse documento é atribuído ao ex-Vereador Raul Teixeira Filho, na época 1º Secretário da Câmara de Vereadores de Porto União, embora o documento não esteja por ele assinado.

Li também, num dos relatos do historiador Alvir Riesemberg que antes de ser praça esse terreno era penas um terreno baldio com mato muito alto e alguns carreiros que eram usados para cortar caminho, e que em dia de chuva tornavam-se um lamaçal. E, como na época não havia em Porto União um local para que as pessoas pudessem se encontrar nos domingos e feriados, houve então a urbanização e ajardinamento desse referido terreno, obra executada pelo então prefeito Antiocho Pereira. Tão logo a praça foi concluída estabeleceu-se o que Alvir Risemberg cita como “footing”, que seria um passeio arejado que era realizado nas quintas, sábados e domingos para o contato social.


Há muitas histórias relacionadas à essa praça, o que não consegui ainda foi estabelecer uma histórico completo dela com todas as transformações que ela sofreu ao longo dos anos.

Que praça é essa?

Quais são os monumentos que podem ser vistos nessa imagem?

Se você sabe, ou acha que sabe, deixe seu comentário não precisa se cadastrar para participar!  
Clique na imagem para ampliar

7 comentários:

Anônimo disse...

Praça Hercílio Luz

Anônimo disse...

reforma praça hercili luz, iniciada dias atras...........ArpasS

Marthus Benoni Marcolin disse...

O monumento da esquerda é da Maçonaria, o da direita não me lembro.

Anônimo disse...

Praça Hercilio Luz, monumentos da Maçonaria, Olavo Bilac e um marco.

Dinarte Guedes disse...

Prefeito pessoal, agora todas as perguntas estão respondidas. É a praça Hercílio Luz e os monumentos que aparecem na imagem são, o da esquerda, em homenagem à Maçonaria, e o da direita em homenagem à Olavo Bilac.

Dinarte Guedes disse...

No comentário anterior, onde eu escrevi "Prefeito", por favor leiam "Perfeito".

Anônimo disse...

Você tem fotos do Monumento à João Pessoa?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...