terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Rua Abdala Aziz Domingos

Começo aqui uma série de postagens sobre a biografia dos nomes de Rua de Porto União, baseada nas digitalizações feitas dos documentos encontrados no arquivo histórico da Prefeitura.

Começo com uma que já me deixou na dúvida! A Rua Abdala Aziz Domingos, que fica no Bairro Jardim Bela Vista e possui extensão de cerca de 250 metros e atualmente encontra-se asfaltada.  Não há lei municipal denominando essa rua que se tenha conhecimento.

No Google Maps, a grafia consta como Rua Abdala Aziz Domingues. No mapa oficial do município, cujo link encontra-se no final dessa postagem, a grafia está correta (Domingos).

Curiosidades relacionadas à rua: existe no Bairro São Pedro a Rua Comerciante Aziz Domingos (pai de Abdala Aziz Domingos) com uma Travessa Aziz Domingos, perpendicular à rua, e ainda no Bairro Jardim Bela Vista, no Conjunto Habitacional São João Maria, a Rua Sadala Aziz Domingos (seu irmão), com a grafia "Domingues" no mapa oficial do município, existe também no Bairro Santa Rosa a rua Sophia Hadad Domingos (sua mãe).
Segue abaixo documentos digitalizados que constam do arquivo da prefeitura de Porto União.

Transcrição:


"Justificativa

Sr. Abdalla Aziz Domingos, muito conhecido em nossa cidades por Abud, nasceu em 11 de janeiro de 1915 e faleceu em 10 de agosto de 1959. Filho de Aziz Domingos e de Dª Sophia Hadad Domingos, tradicional família que residem em Porto União desde 1913, Abdalla Aziz Domingos aqui desenvolveu sua profissão de Guarda-Livros, sendo um dos pioneiros da contabilidade em nossa região. Juntamente com seu pai e irmãos, foi um incentivador do comércio local, dando-lhe assistência burocrática até o ano de seu falecimento. A aprovação deste projeto homenageará não só sua pessoa, mas toda uma classe de contabilistas que muito deram e ainda hoje dão de si para o progresso de nossa querida terra.



Alto da Glória, 17 de novembro de 1981.



Enio Geraldo Nogara

Vereador"

Abaixo mapa indicando a localização da Rua no Bairro Jardim Bela Vista

Imagem de satélite com  a indicação da localização da Rua no Bairro Jardim Bela Vista

Clique na imagem abaixo para acessar o mapa com o nome das Ruas e divisão dos bairros de Porto União:
https://static.fecam.net.br/uploads/738/arquivos/823205_Mapa_de_Ruas_Julho_de_2016.pdf

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...