sexta-feira, 16 de março de 2012

Quem é esse pioneiro?

Esse senhor nasceu em 05/12/1911 e tinha 9 anos quando chegou a Porto União e desembarcou na Estação Ferroviária de Nova Galícia. Chegou em companhia de seu pai, Jacó, e de mais 51 pessoas que vieram do Rio Grande do Sul, mais precisamente do município gaúcho de Montenegro, onde saíram de uma localidade que acabou emprestando o nome para a colônia que fundaram aqui em Porto União.
Deixaram para trás (nas palavras dele mesmo) uma localidade já bem estabelecida, onde já podiam cultivar bem o trigo, o café, o feijão, o arroz e o milho em troca de um sonho de um viver melhor...
Aqui chegaram e se estabeleceram, onde já haviam algumas pessoas, construíram moradas, ruas, pontes, igrejas e escolas, tudo sem o auxílio da Prefeitura, como deixa bem claro no livro que retrata parte de sua vida e das pessoas que o cercavam na localidade onde desenvolveram com muito trabalho, sacrifícios e privações.
Com um espírito singular de comunidade construíram algo que perdura até hoje e é um dos símbolos dessa localidade.

Como era conhecido esse homem, e qual era o seu nome?

Qual a localidade onde ele foi um dos pioneiros?

Qual foi a obra que ele ajudou a construir e hoje é um dos símbolos de Porto União?


Se você sabe, ou acha que sabe, deixe seu comentário não precisa se cadastrar para participar!  
Clique na imagem para ampliar

3 comentários:

Anônimo disse...

este é o raimundinho barba de bode

Dinarte Guedes disse...

Esse é mesmo o Raimundinho como disse o anônimo. Conhecido popularmente como Raimundinho do Maratá. Seu nome é Theobaldo Raymundo Lerner e junto com seu Pai Jacó e mais 51 pessoas vieram e se estabeleceram no Maratá donde abrira ruas, fizeram pontes, igrejas e escolas. A obra mais conhecida desses pioneiros é a Igreja Nossa Senhora das Candeias. Um pouco sobre sua vida e dos outros pioneiros pode ser lida na Obra "Raimundinho Um Pioneiro do Maratá" escrita por ele mesmo em 1978 em alemão, traduzida para o português em 1980 e revisada, digitada e transformada em livro em 1996. O livro pode ser encontrado na Biblioteca Municipal na Casa da Cultura.

Marcir Dalmas disse...

É mesmo o Sr. theobaldo Raymundo Lerner foi muito conhecido e importante em São Miguel da Serra e Maratá, faleceu em 2007 com 95 anos de idade.-

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...