quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rio Iguaçu nos tempos de seca

Antes de qualquer comentário a respeito da imagem, gostaria de agradecer ao Sr. Islei Mello que gentilmente abriu as portas de sua casa para irmos lá digitalizar o seu acervo particular de fotografias e disponibilizá-las para serem postadas no blog. O Sr. Islei já havia há algum tempo atrás me proposto um desafio que virou a postagem "Qual é a menor rua de Porto União?". 

Como  forma de gratidão estou oficialmente colocando o nome do Sr. Islei como Colaborador Habitual deste singelo blog, na página inicial.

Na imagem abaixo, aparecem em primeiro plano dentro do leito do Rio Iguaçu a esposa do Sr. Islei e seu sogro. 

Essa é uma fotografia que impressiona pela falta de água, imaginem só atravessar o Rio Iguaçu de carro sem usar a ponte! Segundo o Sr. Islei ele fez isso com uma Variant mas não nessa oportunidade.

Nessa imagem aparecem duas construções bem nítidas na parte superior direita da imagem, quais são elas?

Em que ano foi essa seca? Há um detalhe na imagem que revela a data em que ela foi registrada, que detalhe é esse?

Se você sabe, ou acha que sabe, deixe seu recado, não precisa de cadastro e nem se identificar para participar da brincadeira. 
Clique na imagem para ampliar



4 comentários:

Anônimo disse...

Construções, muitas, uma delas nem, mais existe.....aparece o hospital Nossa senhora aparecida (hj com outro nome), ponte do rio vermelho e as estruturas para execução dos pilares da nova ponte (isso com certeza foi depois da enchnte de 1983 e antes da enchente de 1992.......) e se observar bem , aparece a casa de formação.......o cristo...... entre outras....(ArpasS)

Maristela Teixeira Ribas disse...

isso foi em 1984 ou 85 pois estava sendo construída a ponte Domício Scaramella, e este lugar é perto da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, onde muitas vezes brincamos nas águas do rio e onde infelizmente o meu irmão mais novo perdeu a vida...

Dinarte Guedes disse...

Bem, eu perguntei sobre pelo menos 2 construções no canto direito da imagem, que eram elas: Hospital Regional e Ponte do Rio Vermelho. Já o ArpasS foi bem completo citando a casa de formação e o Cristo no alto do morro...

Com relação ao ano exato da fotografia vou deixar à cargo do Sr. Islei dizer já que não morava aqui nessa época, mas posso dizer que foi entre 1984 e 1985 como bem observou a Maristela, já que a Ponte Domício Scaramela foi inaugurada em 1º de maio de 1986, e nessa imagem ela obviamente estava apenas começando a ser construída.

Anônimo disse...

...e olhando mais nitidamente, pode-se observar que alguem - acho que prefeitura - andou retirando areia e pedregulhos....percebe-se bem as marcas deixadas....lembro de algo assim na epoca..........(ArpasS)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...