terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O que tem de errado nessa placa?

É realmente uma lástima que esteja fazendo essa postagem. Sou contra ficar apontando defeitos em Porto União, já que temos muito mais coisas lindas para mostrar do que coisas ruins para reclamar. Contudo, essa é uma coisa que me incomoda muito e decidi compartilhar com vocês. Depois de conversar com os responsável pela elaboração dessa "homenagem" e demonstrar a eles que erraram a principal informação que não poderia de forma alguma estar errada, ela ainda permanece com o mesmo erro crasso!

Vou dar uma dica: Um dos principais documentos que comprovam o erro é o livro "A Aviação Militar no Contestado - Réquiem para Kirk" de Nilson Thomé.

Qual o erro que infelizmente ainda persiste nessa placa?


Se você sabe, ou acha que sabe a resposta, deixe seu comentário, não precisa de cadastro e nem se identificar para participar da brincadeira.
Clique na imagem para ampliar


4 comentários:

Anônimo disse...

RICARDO JOÃO KIRK e não
João Ricardo Kirk.

O Nome estaria trocado.

Mais,

Ele não morreu no primeiro acidente aéreo da América do Sul e sim no primeiro acidente da Aviação Militar no Brasil.

http://earlyaviators.com/ekirk.htm

Obrigado,

Ivan Moura Vieira

Anônimo disse...

concordo com o Ivan...
e outra coisa que chamo a atenção é que em varias obras ele é citado como Tenente e não Capitão.

Abraço
Nilmar

Marcio Roberto disse...

O Kirk realmente era tenente e se tornou capitão, post-mortem, em 1915.

Anônimo disse...

O TEN Kirk foi o primeiro oficial do Exército Brasileiro -obviamente que antes da criação da FAB-40/41 - a ser brevetado em 22OUT12 na École d'Aviation d'Étampes, na França. Morreu em acidente aéreo, em missão militar de reconhecimento, no teatro de operações da Guerra do Contestado, próximo ao km 42 da Estrada de Palmas - Passo da Galinha / Reduto Santa Maria -, às margens do rio Jangada, em 01MAR1915. Foi o primeiro emprego de avião em operações militares no Brasil.O monoplano que pilotava era um dos três remanescentes da flotilha enviada, via férrea, do Rio de Janeiro para Porto União da Vitória; outro se incendiara na viagem, em razão de fagulhas da locomotiva que os transportava. Estes fatos deram origem ao primeiro Campo de Aviação em nossa região, assim como os primeiros hangares. Isto consta nos anais de nossa Força Aérea. (Portolan)

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