sábado, 25 de maio de 2013

Perímetro Urbano

Outro dia, recebi uma visita na prefeitura de uma acadêmica que me pediu uma cópia da primeira lei que delimitava o município de Porto União. Aproveito então para compartilhá-la com vocês, pois é muito interessante:
Clique na imagem para ampliar

Transcrição:
Resolução n.º 3
O Conselho Municipal de Porto União adopta:
Artigo 1.º - O Município de Porto União fica dividido em trez Distritos de Paz, denominados: Porto União, São João dos Pobres e Villa Nova do Timbó tendo por sedes as mesmas povoações cujas limitações serão:
1º - O districto de Villa Nova do Timbó será delimitado pelo rio Iguassú acima até a fóz do rio Preto; por este acima até o seu encontro com a estrada das Perdizes, nas proximidades do lugar Reichardt, por esta estrada até o rio Timbó e por este abaixo até a sua confluencia com o rio Iguassú.
2º - O districto de Porto União será delimitado pelos rio Timbó e Iguassú até a ponte da estrada de ferro, e d'ahi pela mesma estrada até a sua intersecção com a estrada estratégica, por esta até o passo da balsa no rio Jangada, por esse acima até a foz do rio Preto e d'ahi com rumo ao morro Pellado, e por esta até a Cordilheira e por esta até o seu encontro no rio dos Pardos e por este abaixo até a sua confluência com o rio Timbó.
3º - O districto de São João dos Pobres será delimitado a começar da fóz do rio dos Pardos e pelo rio Timbó acima até o seu encontro com a estrada das Perdizes e por esta estrada até a linha que divide as aguas do Iguassú e Uruguay, por esta divisa até frontear a mais alta cabeceira do rio Caçador por este abaixo até a sua confluência com o rio do Peixe por este abaixo até o seu encontro com o rio 15 de novembro, por este acima até a cabeceira deste que mais approxima-se da nascente do rio Jangada, por este abaixo até a sua juncção com o rio Preto e d'ahi seguindo as mesmas divisas já traçadas para o districto de Porto União. 
Artigo 2.º - Os districtos ora creados reger-se-ão em tudo pelas Leis do Estado.
Artigo 3.º - Revogam-se as disposições em contrário.
Sala das Commissões, em 14 de Setembro de 1917.
Assignados: João Clausem e Euclides Thomé da Silva.
Hermenegildo Marcondes - Presidente do Conselho 
Euclides Thomé da Silva - 1º Secretário do Conselho 



Um comentário:

Anônimo disse...

Vila Nova do Timbo...pequena localidadae hj no interuior do municipio de Irineopolis. Citada em diversas oportunidades na guerra do contestado. Para chegar até ela, no trevo de de acesso a poço preto, seguir pela direita. Poucos metros a frente, do alto do morro é possivel ver quase todo o "banhado" do rio timbo (hj todo ele tomado por plantação de alamo, melhor, quase todo), inclusive Santa Cruz do Timbo. Seguindo pela estrada principal, apos 8km chega-se a localidade descrito, onde existe a igreja. Seguindo pela direita e a 6km chega-se a Santa Cruz do timbo. Caso optar em sseguir reto, pode-se chegar a Irineopolis, ciortando inumeros comunidades. Os mais antigos, comentam que inclusive havia traçados para a implantação de arruamentos e lotes nesta comunidade, porem com a divisão de municipios - criação do mun irineopis - não houve proseguimento............(arpassero)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...