quarta-feira, 5 de março de 2014

1926 - Linha de divisa Paraná - Santa Catarina

Essa é uma fotografia fantástica! Na verdade, mais parece um cartão postal da época, mas o que mais importa é a referência precisa do local e a exatidão da data.

Você consegue reconhecer a Porto União da Vitória atual nessa fotografia?


Clique na imagem para ampliar

6 comentários:

Anônimo disse...

Senhores,

Há um problema aí que é aquele morro logo ali na frente a esquerda depois do telhado branco. Ele aparenta chegar até a beira da linha do trem com um ângulo muito forte.

Eu andei de Google Earth pelo caminho e não vi onde se poderia encontrar tal cenário com o horizonte alto na horizontal.

Acho que não é Porto União da Vitória. Se for, então choveu muito de lá para cá. :D

Obrigado,

Ivan Vieira

Dinarte Guedes disse...

Pois olha Ivan, compartilho do seu ponto de vista e também não consegui reconhecer com 100% de certeza Porto União da Vitória nessa fotografia, mas decidi postar para ver o que outras pessoas achavam. Até porque tem um morro aqui muito próximo aos trilhos do trem e nossos morros ficam do outro lado do Rio Iguaçu. há também um leve desnível onde seria a hipotética Rua Siqueira Campos e os trilhos do trem e isso não há na verdade. Aquela construção lá no fundo da fotografia que está bem escura. Não consigo identificar nada que possa ter sido construído com aquelas características por ali.
Mas isso é o meu ponto de vista, será que é Porto União da Vitória ou não?

Anônimo disse...

Ola Dinarte,

A construção no fundo da fotografia a qual você se refere, que se entendi direito e que virá a ser o retângulo preto, parece-me ser uma caixa de água para encher as caldeiras das locomotivas a vapor por queda de nível.
A linha extra de troca de lado que se vê logo ali a frente, reforça isso também.

O único local que se pode avistar um cenário próximo, seria no cruzamento da via em Santa Rosa por sobre a estrada, para quem está chegando em Porto União, mas o morro não chega a beira da linha com tal ângulo e nem as linhas são tão separadas.

Estou por acreditar que não seja Porto União pois União da Vitória, certamente não é. Nem com muita chuva :D

O fotógrafo pode é ter escrito a referência errada após ter fotografado vários locais e cidades. Isso é comum até na arqueologia. São chamados os "fora de sítios".

Obrigado,

Ivan Vieira

Anônimo disse...

Eu acredito que seja nas proximidades do campo do escurinho pois é muito semelhante. E o morro parece o mesmo!

Junior Wenningkamp disse...

Bom Olhei, olhei esta foto, e está e com certeza umas das mais complexas postadas ate hoje no blog.

Bom irei dar o meu Pitaco aqui. Penso que se for Porto União , poderia ser talvez na região do interior, mais especificamente na Galicia. Talvez?

Anônimo disse...

Ola Wenningkamp!

Ser ai entre SC e PR, é possivel mas aí dentro da cidade e na fronteira como postulado na foto, pessoalmente, não concordo.

Obrigado,

Ivan Vieira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...