terça-feira, 29 de novembro de 2011

A Ponte de Ferro


Outro dia fui questionado sobre o nome primitivo da Ponte de Ferro, fui atrás da resposta porque achei também que ela poderia ter tido um outro nome antes do atual. Mas depois de muito conversar, e de pesquisar em livros e documentos antigos fiquei sabendo que antigamente ela nunca teve um nome específico. Era apenas chamada de Ponte de Ferro, Ponte Férrea, Ponte dos Arcos, Ponte Provisória... e por aí vai. Mais tarde, no transcurso do 25º Aniversário das obras de substituição e reforço da ponte ela foi batizada com o seu atual nome. A imagem abaixo veio do acervo particular de meu pai, José Alzerino Guedes, que foi Técnico em Segurança do Trabalho da RFFSA, e que registrou essa troca preventiva de dormentes da ponte.

Como é o nome atual da Ponte de Ferro?

A quem ela pertence? Porto União ou União da Vitória?

Em que ano ela foi transformada em ponte rodoviária?

Se você sabe, ou acha que sabe, deixe seu comentário não precisa se cadastrar para participar!  
Clique na imagem para ampliar

6 comentários:

Aidamar disse...

Ponte Machado da Costa , entrada para o bairro São Cristovão antes de ser transformada para passar veículos.

maria celina disse...

Ponte Machado da Costa acho q pertence a uniao da vitoria foi transformada para veiculos na gestao do prefeito Pedro Ivo (1996-2000?)

JUNIOR WENNINGKAMP disse...

Esta e a ponte Ferroviaria Engenheiro Machado da Costa, Pertencente a cidade de União da Vitória- Paraná. Os trilho para a risteza de muitos( minha tambem) foram retirados no ano de 2000 na gestão do prefeito Pedro Ivo Ikil

Dinarte Guedes disse...

A Aidamar, a Maria Celina e o Júnior estão corretos. O nome da ponte é Machado da Costa, é de União da Vitória e os trilhos foram retirados na Gestão do Prefeito Pedro Ivo Ilkiv.

Tera disse...

A tristeza de todos é minha também, principalmente depois desta foto onde meu irmão Mario Zipperer aparece...êle é o que está com a lata verde na mão.
Parabéns pelo seu blog, êle me faz retornar aos tempos de criança e de jovem.

Unknown disse...

Que legal este site

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...