segunda-feira, 12 de março de 2012

O que simboliza esse pórtico?

O projeto de revitalização da Praça Hercílio Luz já rendeu muitos comentários desde que foram iniciada as obras. 


Vou deixar bem claro: Não vou aceitar comentários ofensivos, se isso ocorrer vou removê-los, esse blog não é para esse tipo de coisa. Quer reclamar? Reclame pessoalmente na prefeitura!


Muita gente gostou, outras muitas não gostaram do calçadão que foi feito contíguo à praça. Essa parte foi projetada com intenção de ser usada para a Festa do Steinhaeger e do Xixo que acontece sempre em dezembro e que a cada ano está maior. 
Contudo, a intenção de fazer aquele calçadão contíguo à praça não foi só o da Festa do Steinhaeger e do Xixo, mas sim de fazer algo que servisse, eventualmente, para estimular o comércio local através de feiras de automóveis, produtos agrícolas, etc. O fato é que até agora não vimos nada nela além da Festa em dezembro.
Mas uma outra coisa também chamou atenção e ainda permanece um mistério para muitos. O que é aquele arco na ponta do calçadão da praça? Ele não tem só um significado específico, mas significa algo recorrente que podemos ver em diversos lugares de Porto União, e que foi representado de forma bem subjetiva nessa escultura.

O que simboliza o pórtico do calçadão da Praça Hercílio Luz?

Se você sabe, ou acha que sabe, deixe seu comentário não precisa se cadastrar para participar!  
Clique na imagem para ampliar



9 comentários:

Anônimo disse...

significa a gruta. hehe do monge joão maria

Anônimo disse...

bom....para a ralização da festa do xixo e stanheger e ou exposições, acho, minha opinião, nõ seria necessaria e contrução de calçadão, pois a rua já é pavimentada....se fosse construido junto as construções da antiga rede, teria muito mais fundamento. Tenho observado a obssão de arquitetos em fazer grandes areas com pisos (estamos na europa ou america do norte?). aproveito para uma critica construtiva: a lombo faixa na esquina da rua 7...""esqueçeram um vazio entre meio fio e a lombo faixa.....não atende aos requisitos minimos da nbr 9050....alias, em diversas cidades tem esse problema....quanto ao monumento, nem imagino;;;;;;;;;;(ArpasS)

Dinarte Guedes disse...

O pórtico simboliza não só as Grutas do Morro da Cruz ou a curva do Rio Iguaçu que une nossas cidades com foi dito no Facebook. Ele simboliza também algo que vemos em diversas coisas que são símbolos de Porto União. Ele simboliza o arco presente em tantos prédios e monumentos em Porto União como por exemplo: o Arco que une as duas Cidades na Estação União, o arco que sustenta o Chafariz, os arcos presentes na fachada do topo do Portal de Porto União e que se faz presente em tantos outros prédios históricos como nas janelas do Prédio do Escoteiro, no muro do Cemitério Municipal, e por aí vai...

Anônimo disse...

Sei lá acho que é um simbolo do carnaval.Não é???

Anônimo disse...

Durante a festa do xixo é calçadão é ótimo mesmo... mas a festa que é realizada uma vez por ano que deve se adaptar à cidade, não a cidade à festa...

Douglas Roiek disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Douglas Roiek disse...

Um fato tido por mim como interessante é que como ele foi criado para contar a história da praça (retângulo a ser preenchido ao lado direito), é interessante que a pessoa pode ler, ver fotos, imaginar, e após isso ela se coloca a frete do marco escultórico e vê a praça em um janelamento, também chamado de viewport. Fazendo o observador refletir sobre o contexto histórico da praça nos dias de hoje.

Anônimo disse...

Puxa, acho que o Anonimo está certo... e digo mais, em vez de criar espaços mais verdes, ficam "cimentando" a cidade e, ainda por cima ocupando o espaço de estacionamento, que já é pouco, acho que estamos mal de arquitetos, engenheiros ou sei lá quem que fica inventando essa "modas" na prefeitura de Porto União!
Desculpe o desabafo!

Roberto disse...

Eu até achei uma obra interessante porém sei lá parece algo inacabado,ñ sei quem sabe será feito mais alguma coisa,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...