quinta-feira, 15 de março de 2012

Você conhece essa escola?

Esse desafio é em homenagem por hoje, dia 15 de março, ser o Dia da Escola.
Em 5 de setembro de 1917 é oficializada a emancipação política do município de Porto União, Estado de Santa Catarina. Mas antes disso, em 7 de abril desse mesmo ano foi fundado essa escola.
Com auxílio valioso do Frei Rogério Nehaus e da comunidade surgiu então essa escola, que na época foi denominada como Instituto de Educação com apenas o curso primário.
Em 16 de abril iniciaram-se as aulas com uma missa festiva com a presença de 32 alunas. Até o final desse mesmo dia já contava com 38 alunas. Após mais 2 meses as alunas já eram 80.
Após mais algum tempo a pequena casa não mais comportava o número de alunas, foi então que viu-se assentar a Pedra Fundamental desse prédio abaixo e sobre ela jogar 15 pás de terra. 
Em 1920 boa parte da construção já havia sido concluída, no ano seguinte uma parte do colégio já utilizava o novo prédio que seria concluído no ano de 1943.
Em 1929 foi criado o Curso Normal e o Curso Intermediário com a presença do Governador do Estado Sr. Adolfo Khonder e do Deputado Estadual Sr. Cid Gonzaga.
Em 1935 já contava com os cursos de Jardim de Infância, Normal Primário, Normal Secundário e Normal Superior Vocacional.
Por muitos anos, essa escola formou professoras para se dedicarem ao difícil e nobre trabalho da educação e instrução dos jovens deste e de tantos outros municípios, e muitas foram as fronteiras alcançadas e ultrapassadas pelas professoras que nela se formaram.  
Este é apenas um breve resumo da história dessa escola.

Que escola é essa?

Esse prédio ainda existe?

Se você sabe, ou acha que sabe, deixe seu comentário não precisa se cadastrar para participar!  
Clique na imagem para ampliar


10 comentários:

Anônimo disse...

Santos Anjos
Fiz magistério.

ESTELA MARY disse...

TÁ COM CARA MESMO D SER O SANTO ANJOS !!!!! OU O SÃO JOSÉ

Thaisa disse...

é o Santos Anjos sim!
estudei do jardim até o terceirão ai!
Agora o Dinarte podia colocar alguma coisa no blog sobre o famoso túnel que liga o CSA, a Igreja e o SJ!

Anônimo disse...

é mesmo Dinarte, concordo com a Thaisa conte nos sobre o túnel !!!

hehehe

Anônimo disse...

Creio que o túnel liga o Colégio São José à Igreja Matriz Nossa Srª. das Vitórias

Dinarte Guedes disse...

Segundo o que sei essa estória do Túnel é pura conversa fiada. Até onde pude apurar, essa história surgiu na época da 2ª Guerra Mundial onde diziam que, caso um Colégio fosse atacado, os alunos poderiam utilizando o túnel imaginário, se refugiar tanto na Igreja quanto no outro colégio. Mais tarde, depois que os ânimos se acalmaram com o fim da guerra o mito do túnel se popularizou entre os alunos tanto do Santos Anjos quanto do São José pois alimentavam a crença de que os religiosos de um colégio utilizavam-no para namorar as freiras do outro.

MARCIO GASPRE disse...

DEVO-LHES DIZER QUE ESTUDEI AI 12 ANOS, VASCULHEI ESCONDIDAMENTE CADA PEDAÇO DO COLÉGIO ATRAS DESSE TÚNEL E NÃO ACHEI, ALIÁS, EU OUTROS CIDADÃOS RESPEITADOS QUE NÃO TERÃO SEUS NOMES CITADOS.

Anônimo disse...

Ola Gente,

Em Petropolis, ha um tunel do convento para o mosteiro dos padres e meu pai entrou nele.

Aqui na Ilha da Madeira, ha' um tunel do Forte palaciano na baixa da cidade até um convento... bem, qual seria a hipotese mais simples? Eu acho que a do tunel tem grande possibilidade de ter existido, que fora usado por motivos que o justificou ser construido, e que facilmente poderia ter sido fechado pela ventilacao de sua existencia.

Obrigado,

Ivan Moura Vieira

Anônimo disse...

conheço alguém que diz já ter entrado no túnel, se ele liberar o nome, digo aqui

Felipe Oliari Breinack disse...

Boa tarde Pessoal, sou natural dai e tenho muita vontade de voltar, talvez final do ano. Estou a 2500km dai. Sobre essa historia do Túnel já ouvi meu pai falando, quando estudou no colégio. Vou conversar com ele assim que tiver a oportunidade e posto aqui pra vcs. Pelo que lembro dele contando, o túnel existe mesmo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...