quarta-feira, 23 de maio de 2012

Nos tempos do Quartel...

Essa postagem também vale um livro digital (e-book). Veja as regras aqui.

Encontrei um amigo outro dia que não via há algum tempo e, como é de praxe, rememoramos às gargalhadas alguns momentos vividos no 5º Batalhão de Engenharia e Combate (hoje 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado). Decidi então que assim que fosse possível iria fazer uma postagem sobre o assunto pois sabia que tinha várias fotografias digitalizadas do 5º BECmb.
A turma que está aí em baixo é identificada como NPOR/1997. O curioso na imagem é que quase todos estão "armados" na imagem com um "pau-de-fogo" (como era chamado a "arma" usada para algumas instruções) menos 2 que estão com uma arma alternativa, por assim dizer, nas mãos. Obviamente o que está com a pistola no coldre é o instrutor e que nessa imagem está dando uma instrução sobre... bom essa é uma das perguntas. Então vamos lá:

Porque 2 dos alunos estão segurando 2 pedaços de pau?

Qual era a instrução que eles estavam participando?

Você é capaz de identificar alguém nessa imagem?

Se você sabe, ou acha que sabe, deixe comentário, não precisa de cadastro nem se identificar para participar da brincadeira. Sempre atentando para a Política de Cometários deste Blog.
Clique na imagem para ampliar

6 comentários:

Anônimo disse...

observando noto que:1-a instrução deve ser sobre algma peça de artilharia, pois tem 02 peneus, o eucalipto representa o "canhão" 2-O armamanto antigo - fuzil - sõa chamados, ao menos na minha epoca de pau de fogo. 3- possivelmente os pedaço d epai servirão p montar a cobertura / camuflagem da peça de artilharia, pois há dois sacos com a redes de camuflagem..........o instrutor acredito que seja um sargento.........(ArpasS)

Emilena disse...

Bom, é uma instrução sobre tiro acredito, o motivo pelo qual aqueles dois cidadãos estão segurando um pedaço de pau é que perderam suas armas (pelo menos é isso que fontes seguras me falaram), daí é claro que para sacanear os descuidados, deram duas "armas" para eles cuidarem. Nesta foto estão o meu marido e autor do blog Dinarte, meu irmão Alexandre e reconheci o Frankoski também que agora é policial.

Dinarte Guedes disse...

Agora que minha esposa me entregou vamos à resposta do desafio:

1 - Essa instrução que estava sendo ministrada pelo Sargento Spezatto (não lembro se é assim que se escreve pois já se vão 15 anos) era sobre simulação de canhão. Você pegava o que estivesse à volta e simulava que era um canhão para confundir e fazer com que aviões inimigos gastassem munição num canhão que na verdade não passava de um monte de lixo.

2 - Dois alunos estão segundo um pedaço de pau (um bem notório e outro atrás dos demais no centro da imagem) porque de alguma forma tiveram seus fuzis roubados pelo inimigo durante o acampamento. E receberam esses baitas pedaços de madeira em substituição ao "pau-de-fogo" roubado. O engraçado é que quando precisávamos fazer manutenção no fuzil eles tinham que fazer também, pegavam uma faca e ficavam descascando a madeira. Era hilário.

3 - Da Esquerda para a direita: Sargento Spezatto, Sargento Joacildo, Edenilson Frankoski, Jocimar Levandoski, Daniel Stoeberl (atrás do Levandoski, quase não dá para ver), Claiton Cecchin (com a tora na mão), Vanderlei Stiegler, Marcel Michel (com um galho de pinheiro na mão), Márcio Kmita, Jean Claude Zavaski, Lúcio Flávio Lima, Alexandre Parabocz, Fabiano Heckler, Dinarte Guedes (com cara de vietnamita [rsrsrsr]) e Marcelo Veiga.

Rômulo Junior disse...

E provavelmente o armamento maior daquele soldado seria a simulaçoao de um lança -rojão, mas como ele esqueceiu a arma dele, deram-lhe o lança-porrão.rsrsrs caregar aquilo deve ter dado trabalho ...ehehehehhee

Anônimo disse...

....ainda o EB tá nessa de fazer armas fajutas p enganar o inimigo??????KKKKKKKKKKKKK....isso nem é mais usado desde a 2ª guerra.......................me lembro bem q quando estive por lá, eram feito coisas do arco da velha........o Spezato é da minh a epoca, só q era cabo........(ArpasS)

Fabiano HEckler disse...

Bons Tempos aqueles ! Uma vez o Tenente Erico me falou que tudo aquilo que estávamos passando no campo, no futuro iriamos ter muitas saudades e rir muito destes GRANDES MOMENTOS de desafio e ralação. O tempo passa mas as lembranças sempre nos acompanham. Um Grande Abraco a TODOS. Um Salve pra Turma NPOR de 1997. Minha opinião, foi a melhor.. kkkkk. PARABÉNS GUEDES pelo maravilho blog da nossa Terra amada... UNIÃO e PORTO UNIÃO...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...