segunda-feira, 7 de maio de 2012

Que torre é aquela?

A partir de agora toda nova postagem do blog estará premiando a pessoa que acertar o desafio, com um livro digital (e-book) regional. Veja o regulamento clicando aqui.

Esse prédio é velho conhecido de todos que de uma forma ou de outra tem algum tipo de ligação com Porto União. O que muitos desconhecem é qual foi a primeira instituição que ele abrigou.
Na época dessa imagem, está bem claro quem ocupava o prédio, mas o mistério é a torre ao lado do terreno.


Qual foi a primeira instituição que utilizou esse prédio?


Para quê servia a torre ao lado do prédio?


Se você sabe, ou acha que sabe, deixe o seu comentário, não precisa de cadastro para participar, nem se identificar.
Clique na imagem para ampliar

4 comentários:

Douglas Roiek disse...

A primeira instituição foi o corpo de bombeiros de Porto União.

A torre ao lado pela estrutura é muito provavelmente uma torre de treinamento, a luz no topo era comumente utilizada para indiciar estado de alerta.

Rômulo Junior disse...

Realmente era o Quartel do Corpo de bombeiros numa vista da Rua Sete de Setembro. Eu lembro bem da edificação e suas caracteristicas.
Se nao estou enganado no inicio dos anos 70 ou no final dos anos 60isso foi desmanchado. Bons tempos.

Jorge disse...

Verdade, esse prédio abrigou por muitos anos na década de 70 a guarnição do Corpo de Bombeiro de Porto União e a torre ao lado era justamente utilizada para visualização da corporação. Lembro-me do interior desse prédio que havia um círculo com uma abertura no assoalho entre os andares e a parte térrea, com um cano, em que os bombeiros utilizavam para descerem rapidamente dos andares superiores ao térreo.

Dinarte Guedes disse...

Não sei se eu fui suficientemente específico na pergunta, pois o que realmente queria perguntar foi o que primeiro funcionou nesse prédio, mas de qualquer forma o Corpo de Bombeiros foi a primeira instituição que utilizou essa construção depois que deixou de ser escola. Como primeiro respondeu o Douglas.
Já sobre a torre quem acertou foi o Jorge que disse que era utilizada para visualização pela corporação, das cidades. Pois naquele tempo telefone era artigo de luxo e mesmo orelhão não tinha em cada esquina, então literalmente os bombeiros tinham que ficar de olho em cada fumaça que aparecesse no horizonte.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...