terça-feira, 8 de novembro de 2011

Desfile cívico em Abril?


Essa é sem dúvida uma de minhas fotos históricas preferidas. Essa fotografia registra a construção de um dos prédios mais conhecidos de Porto União e União da Vitória.
Essa imagem registra também uma praça completamente diferente do que a conhecemos hoje. E sobretudo, registra na praça uma construção que muitas pessoas jamais chegaram a conhecer e desconhecem completamente que já existiu um dia. Hoje em dia o que ocupa o seu lugar é um dos símbolos de Porto União.
O prédio à esquerda da fotografia já não está mais como era nessa época.
O prédio ao lado do segundo poste que se destaca na imagem ao fundo, já não existe mais e hoje o que ocupa o lugar é outro prédio dos mais conhecidos de União da Vitória.
Uma dica: essa imagem é de 21 de abril de 1942.

Que praça é essa?

Que prédio é aquele que ainda está sendo construído nessa imagem?

Que construção é essa na praça? E o que ocupa o seu lugar hoje?

Qual prédio ocupa o lugar do antigo prédio que pode ser visto em destaque ao fundo da imagem em União da Vitória?

Um desfile cívico em abril seria em que homenagem?

Se você sabe, ou acha que sabe, deixe seu comentário não precisa se cadastrar para participar!  
Clique na imagem para ampliar

3 comentários:

Anônimo disse...

Praça Hercilio Luz, á direita construção da estação de trem, á esquerda um pedacinho do hotel Internacional? ao fundo hoje é o Predio Olga Alcântara.
...mas o que é esta construção no centro da fotografia?

Junior Wenningkamp disse...

No centro da imagem e a Praça Hercilio Luz no centro dela e um tipo de um palco ( o mesmo hj tem na Praça no centro de Santa Cruz do Timbó) hj no Local e o Chafariz, a direita e a costrução da Estação Ferroviaria União, ao fundo e o antigo predio da extinta Loja Olga, ohj no local existe o edicio Olga onde funciona o Lojão do 10. a esquerda um pedaço do alto do Predio do Hotel Internacional, na esquina hj e o Hotel Lux. Ja o desfile irei ficar devendo

Dinarte Guedes disse...

É sim a praça Hercílio Luz, o prédio em construção é o da Estação União. No lugar do chafariz que ocupa hoje em dia a praça, antigamente existia um CORETO. O prédio que hoje ocupa o antigo prédio de União da Vitória é o Edifício Olga Alcântara. E o desfile foi em 21 de abril, dei a dica mas acho que ninguém lembrou de TIRADENTES!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...