quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Onde aconteceu esse desfile?


Essa é uma daquelas fotografias pelas quais eu nutro um sentimento especial.
Ela retrata Porto União de uma maneira como muitos de nós mais jovens (no meu caso que estou na casa dos 30 anos), mal podemos acreditar.
A imagem retrata um desfile com todo mundo de roupa social; poderiam imaginar isso hoje em dia? E não só as pessoas que estão desfilando, a maior parte dos presentes ao desfile estão trajados de forma social também. Há diversos detalhes interessantes nessa fotografia: o design dos automóveis estacionados; as luminárias com o topo em forma de globo; os prédios com a estrutura bem diferente da qual conhecemos agora...

Que local é esse?

Que prédio é esse que aparece no centro da fotografia?

Se você sabe, ou acha que sabe, deixe seu comentário não precisa se cadastrar para participar!  
Clique na imagem para ampliar

13 comentários:

Marthus Benoni Marcolin disse...

Ria Siqueira Campos, cruzamento com a Sete de Setembro.
O prédio é o do Baco Inco, hoje Bradesco.

Anônimo disse...

Rua manoel ribas em frente ao Atual banco santander....

Marthus Benoni Marcolin disse...

Só pra fazer a correção...
Rua Siqueira Campos.

Antonio Sonego disse...

É a rua Siqueira Campos em direção a praça. Eu desfilei nos anos 70 pelo Colegio Tulio de França e os desfiles obedeciam uma disciplina e um respeito que a data merecia.

Dinarte Guedes disse...

O Marthus e o Antônio estão corretos! Embora realmente pareça o prédio onde abriga o Banco Santander em União da Vitória, como disse o Anônimo, esse é onde atualmente está o Banco Bradesco em Porto União. É só você reparar na largura da rua de onde seria o antigo calçadão e você vê que lá de jeito algum seria tão largo assim.

Mais uma coisa interessante: se você reparar no lado direito no meio da imagem vai ver uma barraquinha e que em cima dela há crianças. Essa barraquinha existiu por muitos anos no fim da Rua 7 de Setembro e próximo ao Terminal Urbano de Porto União, como era chamado, e que ficava exatamente nesse local.

Oficializando então a resposta: é a esquina entre a Rua 7 de Setembro e a Rua Siqueira Campos. O Prédio central da imagem hoje abriga o Banco Bradesco.

Anônimo disse...

essa é uma montagem no photoshop ?

Dinarte Guedes disse...

Não Anônimo, essa imagem não é uma montagem produzida no Photoshop. Essa imagem eu consegui junto à Sra. Terezinha Wolf, que é quem tem a foto original e gentilmente me trouxe para ser digitalizada.

Anônimo disse...

Defronte ao ex-Banco Indústria e Comércio de SC (INCO); a banca de jornal era de uma Senhora espanhola. O colégio que está desfilando é o Túlio de França (CETF). O Ford Victoria - 54/44 -, ao lado esquerdo, se não me engano era do Sr. Read (Nepton Curi, Gerente vitalício do B. do Brasil em U. da Vitória)

Liris Guerra disse...

Era o Banco INCO. O Colégio é o São José. Neste tempo não tinha a banquinha da espanhola e o gerente do INCO era o Julio Guerra . (cada vez fazemos mais confusão)

Islei Mello disse...

A Barraquinha pertencia a Sra Maria espanhola, pessoa boníssima, falecida a pouco tempo, sua barraquinha mereçe um post especial deste Blog. conheço uma pesooa que mantinha fiel amizada com ela, posso passar para voce o contato, entro em contato via telefone em breve com voce.

Samell disse...

O colegio que esta desfilando eu não sei mais sei que o predio que esta na esquina era o Bradesco... eu morava na rua de traz, na Prudente de Morais

Anônimo disse...

Essa foto é muito legal, esquina da 7 com a Siqueira Campos. na rua 7 aparece a Leiteria do Dona Iná,e ao lado o Edifício Frida Ell, sendo construído, e na Siqueira campos ao lado do Banco a lanchonete Perola. Abraço -Alvaro

Unknown disse...

Acho conhecer alguns da foto...creio.ser Colegio Balduino Cardoso...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...