sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Rio ou canal?


Como definir um rio que por sua sinuosidade foi alvo de um projeto que veio a cabo, o de endireitar o curso do rio. Observando uma imagem do Google Earth certa vez, eu já tinha ficado curioso com o fato do rio que é muito sinuoso perto de sua foz (local onde o rio deságua) de repente ficar reto como uma flecha. Numa de tantas conversas que tive com o Sr. Esmael Adam Pereira, colaborador do blog, ele me contou dessa obra. O rio foi simplesmente endireitado. Se você não acredita é só entrar no Google Earth e ver a imagem aérea do local que você não terá a menor dúvida de que o rio teve seu curso completamente alterado. Lá aparece nitidamente o curso atual e partes de suas curvas primitivas onde era o seu traçado natural.

Que rio é esse?

Porque esse rio foi endireitado?

Se você sabe, ou acha que sabe, deixe seu comentário não precisa se cadastrar para participar!  
Clique na imagem para ampliar

4 comentários:

Anônimo disse...

é a canalização do rio pintado, obra que hoje em dia jamais seria aprovada pela legislação ambiental, queria que vc dinarte guedes, publicasse no seu blog, o motivo dessa obra, será que consegue !!????

Dinarte Guedes disse...

Bem, vamos à resposta então. O Rio é o Pintado realmente, até onde eu pude descobrir, a obra foi feita para que agricultores pudessem aproveitar a água do rio para irrigar as propriedades que deveriam ser instaladas ao longo do canal do rio. Mas isso nunca veio a efeito. Oficialmente não sei se foi esse o motivo, tenho que pesquisar nos livros antigos de leis para ter certeza que essa foi a razão. Essa obra foi realizada na gestão do Prefeito Puzina, que inclusive aparece na imagem.

Samir disse...

Agora quero saber o porque do nome Pintado, eu sei porque ouvi do Sr Renato!

Dinarte Guedes disse...

Segundo o Sr. Renato Stasiak o nome Rio Pintado foi dado ao rio logo que ele é formado pelos rios Liso e Tamanduá. A explicação é a seguinte: o Rio Tamanduá tem águas límpidas, já o Rio Liso, águas barrentas, quando se unem para formar o pintado a água dos dois rios se misturam e fica toda manchada. Ou "pintada" como se dizia, daí o nome do rio.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...